15 de jul. de 2009

Batatas vencedoras


07/07/2009, upload feito originalmente por ana lucia araujo.


Batatas. Adoro. Me são mais necessárias que chocolate naqueles dias. Gosto delas assadas, cozidas, fritas... E, tempo atrás, comi umas dessas bolinhas com catupiry e ervas no Gato Gordo que eram boas de passar mal. Depois comi das grandes com gorgonzola que eram tão incríveis quanto. Entre uma busca de receita aqui e outra ali, juntei todas as informações e fiz minha versão dessas batatinhas assadas, que podem servir de entrada ou acompanhamento para carnes. No meu caso, é prato principal mesmo.

1 saco de batatas bolinha, bem lavadas e cortadas ao meio

Numa tigela misture as batatas, ervas (manjericão, tomilho, alecrim. orégano não), sal grosso e bastante azeite.

Leve ao forno médio, tampada com papel alumínio.

Quando estiverem cozidas (quando o garfo entrar e sair facilmente), tire o papel, misture e deixe mais um tempinho no forno para dourar.

Para servir:

Modo 1: apenas assim, no meu caso com alecrim e manjericão, para acompanhar uma carne recheada cozida.

Modo 2: com requeijão e muitas lascas grossas de parmesão. Nesse caso, leve ao forno para gratinar mais um pouco.

Dica:

1 saco de batatas bolinhas servem muito bem até umas cinco pessoas. Fazer vários modos na mesma refeição pode ser bem divertido. A base é sempre a mesma. Daí cada um pode escolher seu próprio tempero e guloseima para as batatas. Sugiro pimenta, mostarda, queijos fortes, cogumelos refogados, cebola ou o que sua invenção mandar!

4 comentários:

Gi disse...

Por que eu insisto em ler seu blog perto da hora do almoço? Além de aumentar minha fome, incrementa deveras minha decepção ao encarar o velho quilo perto do trabalho. Ai, ai...

Eta disse...

ahhhh, Gi, essa batata é tão, tão boa!!!!!!

LuLu Alencar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Alencar disse...

Olha, hoje eu fiz a sua versão de batatas, ficaram incríveis!