8 de nov. de 2009

Artesanato candango


Flores secas com aplicação de tecido; flores de papel distribuídas no desfile do Ronaldo Fraga; tapeçaria em fita que vira bolsa, echarpe e por que não até mantinha da Tissume?!

Passei o final de semana passado em Brasília para assistir a alguns desfiles do Brasília Fashion Festival. A moda ficou menos em evidência para mim do que os trabalhos de artesanato que encontrei pela feira. Feira sim, porque além da programação de desfiles, o evento contou com expositores da região, que levaram suas peças de artesanato. E o Brasil dá um show quando o assunto é trabalho manual! Nossos artesãos são mestres em misturar elementos e inventar usos diferenciados para madeira, lã, tecidos e até restos de garrafas pet. É um tal de tecido de decoração para usar em bijoux, tricô que vira colar e restos de madeira de construção que são transformados em aneis. Tudo com influência da nossa história, dos nossos designers e claro dos nossos índios, negros e tantos outros imigrantes. Muito legal.

Destaco esses trabalhos aqui e as almofadas das Bordadeiras de Taguatinga que coloquei em links anteriores.




Por milagre, essas rosas sobreviveram à volta de Brasília. Mas valeu a pena! Ficaram lindas dentro dos vasos daqui de casa.

Nenhum comentário: