27 de jul. de 2008

Revistas nacionais de referência

Antes, mais durante e menos hoje, comprei dúzias de revistas e livros sobre casas de campo. Para quem gosta de passear por livrarias é um programa e tanto.

Há muitas opções também nas bancas de jornal. E, depois das mais conhecidas ("Arquitetura e Construção", "Casa Claudia" e "Bem Viver"), tive agradáveis surpresas com as revistas "Natureza" e "Casa Mix". O bacana dessas revistas é que elas, para fugirem da concorrência, trazem opções de lojas e serviços diferentes para quem está acostumado com as coberturas das revistas da Abril.

A "Natureza" tem bons exemplos, com muito pé no chão, de como projetar e enfeitar uma obra com foco nas áreas externas. Suas matérias trazem casas menos milionárias e com soluções bastante viáveis.

O legal da "Casa Mix" para quem está na região da Serra da Mantiqueira é conhecer o comércio local. Além de reportagens, arquitetos locais selecionam suas dicas do melhor comprar. A cada edição são arquitetos diferentes, mas o mais legal é que tudo é muito bem ilustrado. Só pelas fotos dá para sacar se é uma loja que você nem entraria ou se era tudo que você queria.

Isso não é post pago, aliás eu nunca comprei uma "Casa Mix", ganhei todas da construtora... Mas foram muito úteis para saber, por exemplo, que o metro quadrado da grama em Taubaté custava R$ 2,50 e, em Campos, R$ 4,50. E, em Taubaté, desviando 5km da entrada da Carvalho Pinto, tem uma floricultura que entrega acima de 100m2 sem cobrar frete. Faz diferença :)

As edições que mais li e ainda consulto:

Nenhum comentário: