26 de mai. de 2009

Arte: Ianelli e Vincenzo


Retrato de Katia 1956 Pintura
Óleo sobre tela 73 x 60 cm © Arcangelo Ianelli


O mundo da arte foi o tema de hoje. Primeiro com a triste notícia da morte do Arcangelo Ianelli, aos 86 anos. Nos anos 50, Ianelli fez parte do Grupo Guanabara, ao lado de Manabu Mabe e outros artistas paulistas. Gosto demais do seu trabalho. Felizmente pude conviver melhor com sua obra quando trabalhei no UOL. Clique aqui para ver seu site pessoal.


Natureza morta 1960 Pintura
Óleo sobre tela 60 x 70 cm © Arcangelo Ianelli


E depois recebi a informação que o Publifolha vai lançar em livro as aquarelas do Vincenzo Scarpellini. Trabalhei com Vincenzo na Redação da Folha em 1998, e com ele aprendi muito sobre elementos gráficos de uma página, composição, distribuição do conteúdo no espaço e hierarquização das informações. Vincenzo era uma figura sensível, inteligentíssima, que um dia numa palestra me sussurou uma frase sobre sexismo que jamais esquecerei. Para ele, associar mulheres à cor rosa era sexismo. A ciência até tentou provar o contrário, mas Vincenzo era do tipo de pessoa que fala pouco, mas tudo que diz é essencial. Durante seis anos ver suas aquarelas no jornal foi um presente! Às vezes ele viajava para fazer matérias para o caderno de Turismo e, em vez de fotografar, produzia todas as imagens das reportagens com aquarelas! Vincenzo nos deixou em 2006, com apenas 41 anos. Mas felizmente agora sua visão de São Paulo será perpetuada em obra.


O release diz: "O jornalista e artista plástico Vincenzo Scarpellini nasceu na Itália e chegou ao Brasil já adulto. Em San Paolo: Desenhos e Prosa da Cidade suas ilustrações e poemas em prosa revelam a cidade de São Paulo pelo olhar europeu. Cada ilustração é uma pequena obra de arte que apresenta a metrópole de uma forma diferente a que nos acostumamos a vê-la no dia a dia. Em edição bilíngue em português e inglês, este livro e é uma ótima opção de presente."

San Paolo: Desenhos e Prosa da Cidade
Autor: Vincenzo Scarpellini
Seleção e organização: Claudia Marques e Marina Gonzalez
Editora: Publifolha
176 páginas
R$ 39,90

O livro pode ser adquirido nas principais livrarias, pelo televendas 0800-140090 ou pelo site
http://www.publifolha.com.br/

Nenhum comentário: