7 de abr. de 2011

Panquecas americanas

 

Existe sensação mais gostosa na infância do que lembrar dos momentos da cozinha, em família, com os trejeitos das avós, tias e mães? Talvez seja por isso que as panquecas são uma paixão lá em casa. Tenho uma lembrança muito forte de passar as tardes vendo as panquecas voarem pela cozinha da minha avó. Era uma mistura tão boa de felicidade e surpresa que era impossível não ter certeza que daquele fogão saía a melhor comida do mundo.

Nem sei bem quando comecei a fazer panquecas em casa para alegrar o João. Sentado no cadeirão, logo de manhã, ele ria e mostrava seus dentes ainda nascendo cada vez que a massinha dava piruetas. A alimentação saudável me afastou das panquecas. A correrria do dia a dia também. Por isso esse final de semana foi especialmente gostoso. Além do olhar alegre e faminto do João, agora cheio de dentes, a torcida toda vibrava cada vez que a panqueca caía certinha na frigideira. Emoção de jogador de basquete ao acertar uma cesta de três pontos no segundo final da partida!

As panquecas de sábado foram feitas no final da tarde, para emendar o lanche no jantar. E experimentei fazer o estilo americano, com a massinha semi-pronta da Oetker, seguindo a dica da D. Yara. Não sou muito de usar essas misturinhas, mas a consistência que essa permite vale a pena. Preparei conforme manda a receita da caixa e por conta própria coloquei uma pitada de açúcar.

A receita, segundo o Dr. Oetker

Panqueca Americana

Você vai precisar:

1 ovo
300ml de leite (1 1/2 xícara de chá)
2 colheres de sopa de margarina derretida (40g)

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture o conteúdo do pacote com o leite até obter uma massa lisa. Acrescente o ovo, a margarina derretida e misture bem. Unte com margarina ou com um fio de óleo uma frigideira anti-aderente pequena, coloque uma camada espessa de massa (aprox. 1 cm de altura) e cozinhe em fogo baixo. Vire a panqueca até que doure do outro lado. Repita a operação com o restante da massa.


Depois e só despejar Syrup em cima e tudo resolvido! Ou capriche no visual da foto acima e cubra sua panqueca com frutas e chantily!

2 comentários:

Lu Ribeiro disse...

Ana, fiz uma receita, há umas duas semanas, de panqueca com farinha de aveia, que pesa bem menos na consciência. Leva um copo de leite, 2 ovos, 1/2 xic de farinha de aveia, 4 colheres de farinha de trigo (dá pra ser integral, se quiser), 1 colher de sopa de óleo e 1 pitada de sal. É só bater tudo no liquidificador e ser feliz. Eu fiz salgada, enroladinha, com frango. Mas se fizer aberta, com mel, syrup ou geleia, fica bom demais também. Só não me aventurei em jogar as rodelas pra cima: medo! Fiz no grill em vez da frigideira. Nham!

Gi disse...

Eba, teremos panquecas em Campos? Nham, nham. Beijos