30 de nov. de 2011

Uma Mole no meio da calçada

Voltando hoje do almoço, passei por uma nova loja de móveis aqui na rua do trabalho, a João Ramalho, em Perdizes (SP).

O espaço não tem luxo e na verdade nem parece loja. Parece mais uma tapeçaria de bairro, daquelas que o carro da entrega fica dentro do estabelecimento, junto com os móveis, os funcionários e os clientes. Nada de requinte.

A loja antes vendia móveis de jardim, aqueles de material econômico, que imitam ratan. Era arrumadinha, cheguei a considerar uma espreguiçadeira lá para a Cabana, mas não rolou.

Daí que a loja fechou e hoje vi que tem outra no lugar. Como é tudo muito despretensioso, bati o olho sem prestar muita atenção. Gostei do que vi e comecei a reparar mais. Simplesmente estava largada ali, quase na calçada, uma Mole (Sérgio Rodrigues, 1957) original, recém-reformada, com todo o charme do couro preso num estiloso capitonê, que ao mesmo tempo dá aquela sensação boa de conforto em uma peça resistente.

Adiante outras cadeiras famosas, todas anos 1950-1960. O moço do local, que estava descarregando os móveis, acompanhado do seu filhinho sem camisa, com aquela cara de moleque do Ronaldo e barrigão de criança, respondeu feliz que a cadeira custava R$ 9.500.

Uma pequena fortuna. Ele certamente sabe a importância da peça, a história e o desejo que ela desperta. Claro, ficou animado ao ver meu interesse. E deve ter ficado mais ainda ao perceber que eu nem reclamei do preço. Vale cada centavo... uma pena eu não ter para pagar.

E agora tô sentada aqui na minha mesa, ao lado do janelão, admirando de longe a Mole do seu Sérgio Rodrigues largadona nesse calor...


Olha ela bonitona aí.

Olha o Sérgio Rodrigues largadão na poltrona


Rapidinha: o Sérgio Rodrigues é sobrinho do Nelson Rodrigues [dramaturgo] e do Mário Filho [que dá nome ao Maracanã], filho do Roberto Rodrigues [aquele ilustrador genial, que foi assassinado aos 25 anos, em 1929, dentro da Redação da "Crítica"], neto do Mário Rodrigues. Ele é chamado de o "criador do móvel brasileiro". E pelo DNA criador-do-Brasil que carrega, deve ser mesmo.





2 comentários:

bathtub sink refinishing nyc disse...

I have been to this super store couple of times and i am amazed to see the furniture and spacious compartments that have been built.Its very beautiful and very economical.

internet business insurance disse...

This is economical and beautiful.Every thing is available in this super store.